NOTICIAS DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU E REGIÃO.


NOTICIAS DE SÃO JOSÉ D E MIPIBU E REGIÃO.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

SÃO JOSÉ DE MIPIBU ENTRA NO CLIMA DAS FESTIVIDADES JUNINAS



A prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura está caracterizando a cidade com motivação junina, buscando manter viva a tradição do interior nordestino e o fortalecimento da cultura imaterial do povo brasileiro.

Na principal entrada da cidade a Praça dos Engenhos – monumento que faz referência a primeira economia do povo mipibuense – recebeu decoração com bandeiras coloridas, fogueiras e vestimentas estampadas nas peças modeladas que remetem aos agricultores e canavieiros do século XVIII.

A decoração alusiva às festividades de São João e São Pedro começa a se descortinar por toda a cidade de São José de Mipibu, contagiando a população mipibuense com o espírito de festa do tradicional evento que celebra a colheita do milho e os santos: Santo Antonio, São João e São Pedro.

De acordo com historiadores a festividade junina foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Festas Juninas no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
TRANCRITO.
BLOG DO DALTRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário