NOTICIAS DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU E REGIÃO.


NOTICIAS DE SÃO JOSÉ D E MIPIBU E REGIÃO.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ARLINDO SE REÚNE COM A SOCIEDADE E APRESENTA LOCAL DESTINADO AOS EVENTOS PÚBLICOS


X
Fotos: Werley Ribeiro
O prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, se reuniu na manhã desta terça-feira(16), com representantes da sociedade civil organizada para apresentar o novo local para a realização dos grandes eventos na cidade, como também receber sugestões para melhorar a logística no centro da cidade durante as manifestações festivas.
Na oportunidade o prefeito informou que recebeu a visita de representantes da Paróquia, sob a liderança do advogado Artur Coelho, que comunicou ao chefe do Poder Executivo o encaminhamento de uma pauta de reivindicações para conciliar com o município pontos importantes para a preservação da estrutura física da Igreja Matriz de Sant’Ana e São Joaquim, que se configura em um dos principais monumentos da cidade.
“Estou recebendo o Dr. Artur, que neste momento representa a nossa Paróquia e que está se reunindo com a nossa equipe jurídica para juntos, Igreja, prefeitura e toda a sociedade civil organizada definirmos o que for melhor para acabarmos com esse impasse desnecessário que não leva a nada. O que eu não posso e não devo é ir de encontro a Constituição Federal, tirando do povo o direito de se manifestar em espaço público. Nunca questionei as atitudes do Pe. Matias, respeito sua preocupação em querer preservar a nossa Matriz, que sem dúvida é um dos nossos maiores patrimônios. Estou pronto para sentar e acatar sugestões, o centro da cidade pertence aos católicos, assim como também pertence aos evangélicos, enfim, pertence ao povo de São José de Mipibu”, concluiu.
DSC04702
Indagado sobre a postura assumida pelo representante da Igreja católica, que tenta por meio de um abaixo-assinado proibir a realização dos eventos municipais no centro da cidade, principalmente no entorno da Igreja Matriz, Arlindo disse que entende a preocupação do padre, porém está mais preocupado em continuar buscando benefícios para a coletividade.
“Eu trabalhei muito como industrial e trabalhei muito mais nesses 7 meses como prefeito para melhorar a qualidade de vida do nosso povo e da nossa gente. Nós temos que aproveitar esse momento onde temos o vice-governador e o governador da nossa cidade e da nossa região, para difundir o nome do município e fazer o máximo daqui para a frente com os recursos do governo do estado e da prefeitura. Até entendo a preocupação do Padre mas nesse momento preciso mesmo é focar no bem estar de toda a coletividade”, afirmou.
DSC04707
O sociólogo Perceval Carvalho, representando a Sociedade Terra Viva, alertou o prefeito sobre o documento e as intenções do padre da cidade. “A minha preocupação é com a independência  da administração pública. O prefeito foi eleito para administrar a cidade, quando a gestão municipal  começa a aceitar intervenção seja de qualquer líder religioso, começa a se complicar. Não é o primeiro momento onde presenciamos interferência desse tipo, prejudicando direitos da população. O que tem que ser preservado é o interesse da população, a nossa população historicamente sempre realizou seus festejos culturalmente naquele local. Isso é preocupante, essa discussão precisa ser analisada com toda a população e com profundidade, no momento que alguém não foi eleito para isso e passa a determinar o que é de competência da administração pública é muito complicado”, alertou.
DSC04716
O jornalista José Alves, editor do Jornal O Alerta, enalteceu a forma democrática com que o prefeito Arlindo Dantas vem tratando o assunto juntamente com a sociedade. “Eu acho tudo isso muito importante porque se Arlindo quisesse tomar as medidas isoladamente seria considerado um ditador. No momento em que ele está ouvindo a sociedade, em parte representada neste momento, está dizendo que se encontra aberto ao diálogo”, frisou.
DSC04783
Durante a condução da reunião alguns impasses criados supostamente pelo líder religioso de São José de Mipibu foram se descortinando, fatos que talvez possam ter contribuído para o agravamento da relação entre os poderes constituídos. O secretário de Obras José Eduardo Sales lembrou que por ocasião da instalação da Assembleia Cidadã em São José de Mipibu, o pároco da Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim impediu a instalação das tendas nas imediações da Igreja, gerando desconforto para os coordenadores do evento. ” Quando os coordenadores da Assembleia Cidadã estavam montando as estruturas nas proximidades da Igreja o padre determinou que o local ficasse livre das tenda e nós não criamos nenhuma dificuldade e relocamos o material para outro lugar, foi um verdadeiro absurdo”, lamentou.
DSC04816
A secretária de Cultura do município, Kélia Serafim, também lembrou um fato que ocorreu no ano passado, quando no período da Semana Santa fez uma ligação telefônica para o líder da Igreja Católica para comunicar que um grupo de jovens estaria se preparando para fazer uma encenação da Paixão e Morte de Cristo no largo da Igreja e teve a negativa do Padre: ” Eu liguei para o padre em sinal de respeito, comunicando que seria realizada uma encenação da Paixão de Cristo na frente da Igreja, aí ele perguntou quem estava promovendo e eu respondi que era um evento da prefeitura e ele disse que na frente da Igreja não autorizava. Naquele momento fiquei sem entender a posição do Padre, afinal era um evento voltado para a religião católica, afirmou.
DSC04691
O secretário de Saúde, Alexandre Dantas, lembrou que o som utilizado nas festas do município é o mesmo som cedido pela prefeitura para os eventos da festa dos Santos Padroeiros do município. ” O som utilizado no São João é o som de Luís Antonio, e o som utilizado nas festividades dos Padroeiros é o mesmo som de Luís Antonio, cedido pela prefeitura. É o mesmo som que abala a estrutura na época do carnaval mas não abala as estruturas na época do evento da Igreja. Eu gostaria que alguém me apresentasse um laudo técnico dizendo que um som no sentido lateral da Igreja abala as estruturas do templo. Som não se propaga no vácuo e muito menos faz curva”, lembrou.
DSC04791
Após ouvir atentamente as explanações feitas durante a reunião, o advogado Artur Coelho se posicionou como representante da Paróquia, dizendo que a entidade religiosa está pretendendo repassar para o município uma proposta que possa apenas regular a forma como as atividades na área do entorno da Igreja Matriz possam se realizar.
Dentre as propostas que serão apresentadas pela Igreja, segundo Artur, uma delas sugere que a prefeitura quando da realização de festividades isole as duas laterais e a frente da Igreja com material de baixo custo, com a parte da frente móvel para que durante o dia o livre acesso para a Igreja fique garantido. Artur disse ainda que o pároco da Matriz de São José de Mipibu não se opõe em relação ao novo Espaço de Eventos anunciado pelo gestor municipal, localizado na praça Desembargador Celso Sales, no espaço onde hoje se encontra o “sulancão”.
DSC04763
Ouvindo as colocações convincentes feitas pelo representante da Igreja Católica, o assessor de Comunicação do município, Daltro Emerenciano, lamentou que esse bom entendimento não tenha sido colocado em prática anteriormente, o que certamente teria evitado todo o problema em torno da discussão sobre o espaço de eventos da cidade.
Respondendo a colocação feita por Daltro Emerenciano, Artur acrescentou: “A gente tem que trazer o que está acontecendo agora, ou seja, está havendo uma disposição por parte da Paróquia e por parte do Poder Executivo para se chegar num consenso contra isso”, amenizou.
Além do prefeito Arlindo Dantas participaram da reunião os vereadores Figueiredo varela, Sargento Dudu, Elóy Alves, Jota Veras, Verônica Senra, Jean Nerino, Márcio Freire, Janete Paiva e Janiel Lima, os secretários municipais, Dalmo Pereira, Kélia Serafim, Lúcia Martins, Wilson Cardoso, Antonio Freire, Daltro Emerenciano, Evandro Carvalho, Clidenor Ferreira, José Eduardo Sales e Alexandre Dantas, a Procuradora Geral do município, Renata Mosca, o servidor municipal João Evangelista, o representante da Loja Maçônica São José -14, Nilton Fagundes,o presidente do Clube de Dirigentes Logistas – CDL SJM, Cristiano, os representantes da Sociedade Terra Viva – STV, Perceval e Conceição Carvalho, o jornalista José Alves, os blogues do Renan Silva, do Karlos Silva, De Olho em Mipibu, o Digital Mipibu, o Mipibu On Line, Blog de Daltro Emerenciano, Blog de Fran Moura e o Blog de Rudimar Ramon.
Transcrito do Blog do Daltro... Obrigado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário